3 dicas para te ajudar na introdução Alimentar. Fase divertida e de muito aprendizado. 

Sinais de prontidão. Você já ouviu falar deles? Ter 6 meses de idade não é o único marco para iniciar a IA. Outros sinais também indicam que a criança está preparada para essa nova fase. São eles: sentar com o mínimo de apoio, redução do reflexo de empurrar os alimentos para fora da boca, levar objetos à boca e se interessar pela comida. 

Controle do mecanismo de fome e saciedade. Se atente aos sinais. Bebês tem autorregulação, o mecanismo funciona perfeitamente. Respeite com carinho esses sinais e não insista na famosa “só mais uma colher”. Cada bebê vai “falar” de uma maneira, seja virando o rosto, empurrando, jogando a comida no chão, sujando a mesinha, querendo sair da cadeira… e por aí vai. 

Quantidade a ser oferecida. No início da IA a criança mais brinca com o alimento do que de fato come. Esse processo pode ser demorado e requer paciência, carinho e persistência. Então comece oferecendo uma porção pequena, equivalente a 2 colheres de sopa. Vá aumentando à medida que a criança demonstrar mais afinidade e interesse. Importante: não comer naquele momento não significa que não goste. Uma nova rotina requer tempo para adaptação. 

Um dia de cada vez, ok?