Amamentação e alimentação da lactante. O que você precisa saber?
Muitas gestantes e seus familiares me perguntam “Nutri, mas o que muda?” ou “o que não posso comer?”. E a minha resposta na grande maioria das vezes é apenas “Nada”. Se a alimentação da família é de boa qualidade, com muita variedade de frutas, verduras, legumes…
Se o “simples” arroz e feijão está presente na mesa e os doces e frituras são exceções, não temos a necessidade de mudança. Precisamos partir do simples, do que funciona e do suficiente <3
Claro, isso não quer dizer que seu gasto energético continuará o mesmo. Pelo contrário, irá aumentar, assim como a sede toma conta da alma! Hehe Brincadeiras a parte, mas sabemos sim que a demanda por energia e nutrientes é maior. A amamentação exige maior quantidade de cálcio, zinco, vitaminas A, C e D…
Caso a dieta da lactante não seja adequada, a suplementação pode ser considerada. Mas é preciso sempre ver na sua individualidade.
Agora fique atento ao que precisa continuar sendo evitado! Álcool e cafeína. Isso porque a criança amamentada pode sentir seus efeitos em um curto período de tempo. Então, é sempre melhor evitar…
Resumindo: mais arroz, feijão, uma salada colorida, lácteos e uma boa fonte de proteína. Não esqueça das frutas! Elas irão hidratar e repor as vitaminas. Lembre-se de garrafinhas de água espalhadas pela casa.
Com carinho,
Luiza Ferreira